Compartilhar Post

As tensões entre a Igreja e a Internet

Smile
GOSTOU?
COMPARTILHE NAS REDES!

por Pr. Robson Brito

Preguei a mensagem abaixo, 4° dia da EBO de Londrina. Tive a grata satisfação de mais uma vez ser convidado, pelo meu amigo Pr. Moysés Ramos, para ensinar na abençoadora EBO da Assembleia de Deus de Londrina. Vim ministrar e saí ministrado. Como faz bem para alguém que se dedica ao ensino da Palavra ver diante de si um auditório ávido por conhecer mais do Pai e de sua Revelação, um povo que presta atenção nas aulas, que faz anotações, que manda perguntas, que nos questiona nos intervalos. Este é o maior incentivo de um ministrante: Ver o desejo dos seus alunos “crescerem na graça e no conhecimento do Senhor”, obedecendo ao mandamento apostólico. Em pleno dia de semana, mesmo que seja em julho, ter cerca de mil pessoas com a excelente atitude de desejar atentamente assimilar o ensino bíblico, mostra que a Assembleia de Deus de Londrina e região vivem um avivamento. Glória ao nome do nosso Pai celestial! Parabéns Pr. Moysés, Ministério e toda a igreja do Senhor! Coloquem em prática o que Cristo nos ministrou e cumpram a missão de Deus na face da Terra! – Pr Robson Brito, Presidente do Campo Eclesiástico da AD de Maringá- PR e professor da disciplina de Apologética na EBO de Londrina.

1. O que é internet?

A Internet é nome dado à Rede Mundial de Computadores. É um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados.

 

Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web – “Rede de Alcance Mundial” e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos .

 

A sigla que expressa a World Wide Web é WWW ou apenas Web, é o termo utilizado quando nos referimos à imensidão de páginas existentes em toda a Internet.

 

2. A internet é um sinal do fim do tempo:

Dn 12.4: E tu, Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo: muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.

 

3. A internet é boa ou é ruim? Pergunto uma Faca é uma coisa boa ou é ruim

 

3.1 A internet é motivo de muita tensão

3.2. …Tensão não é uma realidade unicamente negativa:

a) * Um elevador para nos ser útil tem que estar sob tensão;

b) * Esta luz só é possível por causa de uma tensão: para um circuito elétrico, diferença de potencial entre dois de seus pontos; tensão elétrica, voltagem.

4. A internet é uma das tensões a que está sujeito cada crente, cada família e cada igreja local.

 

4.1 E o que é tensão: é a qualidade, condição ou estado do que é ou está tenso; é o estado do que ameaça romper-se.  * Corda esticada

4.2. No passado a tensão produzida pelo Rádio e depois mais ainda pela TV foi vista somente em sua dimensão negativa. Mas,…

Tese: A internet é uma das tensões a que está sujeito cada crente, cada família e cada igreja local. Nós, com a graça de Deus e no poder do Espírito santo é quem definimos se esta tensão será positiva ou negativa. Para termos esperança de que a tensão produzida pela internet para nós como indivíduos, para nossa família e para a igreja pode ser positiva, vamos comparar a internet a algumas realidades.

Quero falar desta tensão utilizando o método alegórico. Quero falar por parábolas.

 

a) Como Asafe, no Salmo 78.2: “Abrirei a minha boca numa parábola…”.

 

b) Ezequiel 17.2: Jeová manda o profeta propor parábolas e usar de comparações para com a nação de Israel. E, em seguida, em Ez 20.49, falaram de Ezequiel que ele era “um contador de parábolas”

 

c) Mt 13.3: “E falou-lhe de muitas coisas, por parábolas… E no v. 34: Tudo isto disse Jesus por parábolas à multidão, e nada lhes falava sem parábolas.

 

A que é semelhante a Internet ?

 

I. A INTERNET É SEMELHANTE AO VINHO

 

1. A Bíblia recomenda cautela diante do vinho

  • Os fariseus acusam Jesus de comilão e beberrão injustamente – Jesus nunca foi destemperado em nenhuma área.
  • Pv 23.31: “Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho… e se escoa suavemente”.
  • Textos bíblicos condenam o vinho como escarnecedor e alvoroçador (Pv 20.1);
  • Hc 2.15 condena os que embebedam os outros: “Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro!… e o embebedas” (cf. Lv 10.8-11; Pv 31.4-7; Is 25.7; Rm 14.21).
  • Paulo recomendou que um obreiro não pode ser dado ao vinho (1 Tm 3.).
  • Provavelmente, alguns crentes de Éfeso estavam se embriagando (Ef 5.18).

 

2. A tradiçao da AD sempre orientou seus membros não somente a serem abstêmicos, mas sim, a praticarem não só a abstinencia, mas sim a abstenção total – Base: Fugi da aparência do mal: 1 Ts 5.22.

 

3. Noé não se controlou com o vinho

Gn 9.20-25

E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha.

E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se, no meio de sua tenda.

E viu Cam, o pai de Canaan, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos fora.

Então tomaram Sem e Jafeth uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo, virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos eram virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai.

E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera.

E disse: Maldito seja Canaan; servo dos servos seja aos seus irmãos.

3.1. O Vinho na vida de Noé:

a) provocou bebedeira;

b) ficou em uma situação de vergonha;

c) tornou-se vulnerável ao desrespeitado;

d) motivou-o a amaldiçoar sua descendência.

 

4. A internet como vinho pode embriagar crentes, obreiros, famílias e até igrejas inteiras:

a) ficar atordoado com o acesso ao pecado que podemos ter em privacidade quase absoluta; onde ficar o computador?

b) ficar estonteado com a possibilidade de parecer ser celebridade;

c) ficarmos vaidosos por que estamos na mídia;

d) ficar atarantado com o excesso de informação que a internet nos traz e esquecermos as prioridades da vida;

e) embebedar-se com a virtualidade e abandonar a comunhão dos irmãos;

f) intoxicar-se com o volume de informações prontas para os nossos ministério e deixarmos a comunhão e a consagração com o Senhor.

g) deixar o equilíbrio e a moderação

h) embriagar-se com as fofocas e ofensas na internet em vez de sermos canal de bênçãos e não sermos agentes de maldição como fora Noé.

 

5. Mas, aí esta a tensão: existe um outro lado do vinho na Bíblia

a) Numa época em que as pessoas se curavam com remédios caseiros e produtos naturais:

  • Era usado como antinflamatório, nas feridas. É o que faz o Bom Samaritano ao homem encontrado ferido pelos ladrões, na beira da estrada.
  • Paulo recomendou que Timóteo o utilizasse como tônico: “Não continues a beber só água, mas toma também um pouco de vinho, por causa do estômago e das tuas frequentes enfermidades (indisposições)” (1 Tm 5.32).
  • Misturado com fel, ou mirra era usado como analgésico (Mc 15,23), mas Jesus não o quis assim.

b) Para além da cura de feridas e alívio de sofrimentos físicos, o vinho era considerado um remédio para aliviar tristezas e problemas (Pr 31,6-7; Jr 16,7).

 

c) Vinho, talvez devido à cor vermelha e à alegria que provoca, vai associado ao sangue e, portanto, à vida. Os antigos pensavam que o vinho era regenerador do sangue. Deste modo, o vinho era “o sangue vermelho das uvas” (Gn 49,11; Dt 32,14);

d) Na Bíblia existe a prática de fazer ofertas de vinho nos sacrifícios, que depois do Exílio passou a substituir o sangue:

 

  • “Com o primeiro cordeiro, oferecerás […] uma libação de um litro de vinho” (Ex 29.40-41; Os 9.4).

 

  • No antigo santuário de Siló, os pais de Samuel, Após tê-lo desmamado, dentre outras ofertas, ofereceram ao Senhor vinho, pelo nascimento do filho: (1 Sm 1.24; ver 10,2).

 

6. Deus quer usar a internet como

a) Ferramenta de Cura

b) Meio de comunhão entre o povo de Deus

c) Canal de consolação e restauração

d) Instrumento de produção de alegria

 

* E-mail que recebi do Japão

 

II. A INTERNET É SEMELHANTE AO AREÓPAGO

1. O que é o areópago?

Era o tribunal de justiça ou conselho, célebre pela honestidade e retidão no juízo, que funcionava a céu aberto no outeiro de Marte, na antiga Atenas, desempenhando papel importante na política e nos assuntos religiosos.

 

1.1. O que se fazia no areópago?

 

2. Paulo esteve no Areópago (Atos 17.15-23)

a) 23: “estando Paulo no meio do Areópago, disse: Varões atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos; Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei, também, um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio”.

b) Epimenedes – Saiba mais: http://cristaoconfuso.blogspot.com/2009/10/agnosto-theo.html

 

2.1. Paulo soube usar o Areópago (Atos 17.15-23): Ele pregou sobre as doutrinas de Deus, do Homem, da Salvação e da Ressurreição de Jesus Cristo.

3. O areópago remonta o conceito de esfera pública da internet:

3.1. O que é esfera pública?  “A esfera pública significa em primeiro lugar, que tudo o que vem a público pode ser visto e ouvido por todos e tem a maior divulgação possível.

 

4. Mas, p/ Paulo o Areópago não foi mil maravilhas para ele lá – At 17.32-34: E, como ouviram falar da ressurreição dos mortos, uns escarneciam, e outros diziam: Acerca disso te ouviremos outra vez. E assim Paulo saiu do meio deles. Todavia, chegando alguns varões a ele, creram, entre os quais foi Dionísio, areopagita, e uma mulher, por nome Damaris, e com eles outros.

 

5. Deus não quer que os crentes, as famílias do povo de Deus e as igrejas locais sucumbam diante da internet, mas deseja que aproveitem bem a esfera pública virtual da internet:

5.1. Mal uso da esfera pública virtual da internet:

a) problemas de membros são levados para todo o mundo via redes sociais, blogs, divulgaçao de mensagens de MSN

b) ofensas (mesmo que até não cite o nome) já é ruim quando tornadas públicas piora;

c) desavenças entre líderes se tornam um deserviço para o evangelho;

d) problemas interno da igreja tornados em meio de escandalo para o mundo.

 

3.2 Bom uso da esfera pública virtual da internet:

a) compartilhamento de testemunhos e de material evangelístico;

b) Redes para pedir e receber oraçao;

c) compartilhamento de informações sobre informações missionárias;

d) o exercício do ministério do consolo;

e) possibilidade de comunhão.

d) Exposiçao da igreja ao mundo (At 1.8)

* Incentivo aos sites e blogs. Deus quer missionários na internet.

 

III. A INTERNET É  UMA REDE

 

World Wide Web –  www em português significa “Rede de Alcance Mundial“;

 

1) Os apóstolos (ou pelo menos quatro deles) viam a rede como algo mnemônico.

 

a) Mateus 4.18   E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores.

 

b) Mt 4.20   Então, eles, deixando logo as redes, seguiram-no.

Mt 4.21   E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com Zebedeu, seu pai, consertando as redes; e chamou-os.

 

2) Se vc. usa mal a internet é hora de vc. reparar isso:

Marcos 1.19   E, passando dali um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes,

 

 

3) Em vez de deixar a rede da internet nos enredar em suas linhas vamos lançarmos mão dela para estender o Reino de Deus a anunciar a salvação.

Mt 13.47   Igualmente, o Reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar e que apanha toda qualidade de peixes.

 

4) Em vez de ser enredado pela Web na beira da praia do fracasso vá ao alto mar

Lucas 5.4-6: E, quando acabou de falar, disse a Simão: faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, porque mandas, lançarei a rede. E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.

 

5) Não desista do seu chamado

Jo 21.1 Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar {definitivamente}. [E influenciou mais sete] Disseram-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam.

 

João 21.6:   E ele lhes disse: Lançai a rede à direita do barco e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes.  21.8   E os outros discípulos foram com o barco (porque não estavam distantes da terra senão quase duzentos côvados), levando a rede cheia de peixes.  21.11   Simão Pedro subiu e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes; e, sendo tantos, não se rompeu a rede.

* Irmã Jair Souza – esposa do Pr Ivo

* Site Clamor – Acesse para saber mais:

http://www.oclamor.com

IV. A INTERNET É SEMELHANTE ÀO DESAFIO DE GOLIAS CONTRA O POVO DE ISRAEL

1. 1º Samuel 17.23-31

2. A Tensão entre Golias e Davi

2.1. Golias:

a) Legitimava-se na força e no abuso;

b) Ameaçava à eterna escravidão

c) Era diferente, estranho

b) Amedrontava e subestimava a tropa

 

2.2 Todavia, aquilo q era tão terrível, por causa de Davi

a) Caiu diante da fraqueza de Deus

b) Definiu a libertação

c) A estranheza foi dominada

d) Tornou-se motivo de coragem/ e alegria

 

3) Como Davi matou Golias?

a) 1 Sm 17.50,51: “Assim David prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu… sem que David tivesse uma espada na mão. Pelo que correu David, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo, então, os filisteus que o seu campeão era morto, fugiram”.

b) Davi guardou esta espada com os sacerdotes e Mais a frente ele utilizou esta espada (1 Sm 21.8,9).

5. Qual é nossa espada?

a) Ef 6.17: Tomai, também, o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

b) Hb 4.12

c) Cinco vezes o apocalipse fala da espada que saia da boca de

Cristo

 

5) A internet é um desafio para o povo de Deus. Satanás a tem usada como meio de matar, roubar e destruir, mas o povo de Deus irá usá-la para vencer o próprio inimigo

a) É forte – parece que somos impotentes diante dela; ela está trazendo muita desgraça, mas a fraqueza do povo de Deus nas mãos do Senhor não irá subjugar a igreja;

b) A internet pode ser uma arma de Satanás para escravizar vidas, todavia nós podemos usá-la para libertar as vidas;

c) Pode tornar-se motivação para anunciarmos o Evangelho.

d) A internet pode ser motivo de tristeza; porém, ela pode tornar-se motivação para anunciarmos o Evangelho e pode trazer muita alegria; o que alegra o nosso coração é o que alegra o coração de Deus (Lc 10.21: Jesus se alegrou no ES; v. 17 os setenta vinha alegre – Deus já tinha se alegrado (Lc 15.6,9,10;32)

* Ler o testemunho do Fábio:

A IMPORTÂNCIA DA INTERNET NA EVANGELIZAÇÃO

Me chamo Fabio José da Silva, ex-frei franciscano e seminarista católico e hoje membro da Assembleia de Deus na cidade de Terra Boa e Maringá Pr, para a honra e glória de Deus. Muito me alegra o coração encaminhar este testemunho por meio do meu Pastor e irmão em Cristo Robson Brito, a esta escola Bíblica, pois, no dia 21/07/2009 (ontem completou um ano) no segundo dia da Escola Bíblica Ministerial de Maringá o Senhor Jesus me abriu as portas da Salvação onde lhe conferi meu sim para lhe seguir e obedecer;

Gostaria por meio destas breves palavras testificar a grande importância que os meios de comunicação tiveram no meu processo de conversão a saber o programa “Vitoria em Cristo” e o site da Igreja Assembleia de Deus de Maringá. Através do programa de TV Deus operou seu chamado em minha vida e o site da Igreja foi onde encontrei as informações necessárias para tomar minha decisão de seguir a Cristo por meio desta Assembleia que com certeza é uma Assembleia de Deus. Me entristece o coração quando vejo irmãos criticarem os meios de comunicação, pois estes tem avançado grandemente as fronteiras para o anuncio do Evangelho;

Hoje, podemos dizer que as fronteiras entre centro e periferia estão ruindo com o advento da Internet. Há uma premissa básica no evangelismo: CRISTO DEVE SER COMUNICADO. Temos a nossa disposição os Websites, blogs e microblogs, comunidades, e-mails, e tantos outros meios de informação digital. TV, rádio, jornal e revista estão sendo aos poucos engolidos pela Internet, e todos esses meios foram usados amplamente no evangelismo. Atualmente, muitas igrejas possuem suas páginas na Rede Mundial de Computadores o que facilita ainda mais as informações locais. Hoje temos informações rápidas sobre igrejas perseguidas, podemos interceder por elas e de algum modo ajudá-las em tempo hábil.

Enfim posso afirmar que quando bem usados os meios tecnológicos podem ser de grande benção e na conquista de almas para Deus como foi no meu caso. Bendito seja Deus por todos que buscam propagar a Palavra bendita por estes meios, pois através destes as portas da Salvação se abriram para minha vida.

CONCLUSÃO

Deus quer e vai usar a internet, por meio de nossa vida, como

1) Meio de evangelização com capacidade de penetração na sociedade nunca antes visto.

a) Pessoas fechadas em suas casas e apartamento na vida urbana

b) Antes, quando não podíamos ir fisicamente até os confins da Terra  só nossa oração poderia ir. Hoje nossas palavras, nossos testemunho pode ir por meio dos sites (construa, contribua, integre a equipe).

c) Que a internet seja uma ferramenta para contribuir com a alegria que o Espírito Santo proporciona, à medida que

d) Que seja um Instrumento de Proclamação daquilo que Deus fez, está fazendo e fará por nós.

 

2) Ferramenta de Cura de almas feridas: Que nós na esfera publica poderosa que se tornou a internet venhamos publicar só o que é digno, o que glorifica Jesus, o que edificar, o que for util para servir o meu próximo. E não de Escândalo;

 

3) Uma ferramenta para a promoção de maior comunhão entre o povo de Deus

 

4) Canal de consolação e restauração

MT 5.16: Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.

Enfim, a internet pode ser motivo de Adoração e para glória do Senhor! Pois toda ação da igreja no poder do Espírito Santo glorifica o Pai.

A internet é uma das tensões a que está sujeito cada crente, cada família e cada igreja local. Nós, com a graça de Deus e no poder do Espírito santo é quem definimos se esta tensão será positiva ou negativa. Nada que ameaçou a igreja a destruiu. Com a internet isto não será diferente!

fonte: pastorrobsonbrito.admaringa.com.br/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Smile
GOSTOU?
COMPARTILHE NAS REDES!
SIGA-NOS NAS REDES
Turma da bleia
© Todos os direitos reservados 2014 - Turma da bleia