Compartilhar Post

Modo lidio , com Juninho Afram oficina g3

Smile
GOSTOU?
COMPARTILHE NAS REDES!

 
e ai , galera? beleza?
nesta edição, estaremos começando um novo assunto : o modo lidio.
Estaremos estudando suas caracteristicas e utilizações.”Aproveitando o barco”, estarei passando, nas proximas edições, a musica “Your Eyes II”, do oficina G3, justamente porque esta música foi feita sob um “conceito lidio”, que vai servir como exemplo para o nosso estudo ( e também atendendo aos pedidos dos nossos fiéis leitores) . Chega de papo e mãos as obras!

Primeiramente vamos conhecer o modo lidio:
O modo lidio pode ser conseguido tocando uma escala mior ( jonio) com o IV grau 1/2 tom acima(#4). A nota caracteristica desse modo é justamente a #4. (vide ex1)

EX-1 Vamos usar como exemplo uma escala de C jônio.

I    II     III   IV      V    VI     VII
C    D      E      F        G      A        B

Aumentando o IV grau 1/2 tom (#4), teremos a escala de C lidio.

I    II     III   #IV V    VI     VII
C    D      E       F# G      A        B

Curiosidade: na antiguidade, este intervalo ( T #4) foi considerado profano, digno de condenação aquele que se atrevesse a utiliza-lo. Em contrapartida, hoje ele vem sendo tuilizado amplamente por muita gente, como o saudoso Frank Zappa, Joe Satriani e Steve Vai, entre outros.

Agora vamos localizar o modo lidio no campo harmonico maior (vide Ex .2):

Ex. 2-Vamos tomar como exemplo o campo harmonico maior de C:

Como exercicio para vocês assimilarem a sonoridade do modo lidio, camos pegar um baixo continuo em A, chamado baixo pedal (Ex. 3 abaixo). Como só vai haver um baixo em A, ele não vai estar definido se este A é maior ou menor. Quem vai definir isto somos nós, o que pode ser de maneira melódica ou harmônica.
Por este motivo, escrevi duas sequencias de acordes: uma definindo o A como jônio, e outra como lidio. Note que estão sedo usados os acordes dos respectivos campos harmonicos, com a unica diferença de que todos eles estão com o baixo em A.
Lembrando o modo lidio e o IV grau do campo harmonico maior, A lidio esta contido no campo harmonico maior de E. Vamos conferir:

I                  II                III         IV               V             VI                  V II
E7+          F#m         G#m       A7+           B7          C#m7        D#m7(b5)
Jonio           dórico     frigio         lidio     mixolidio   eólio         lócrio

Pensando no A como jonio – Campo harmonico maior de A:

I                  II               III         IV               V             VI                  V II
A7+          Bm          C#m          D7+           E7          F#m7        G#m7(b5)
Jonio           dórico     frigio         lidio     mixolidio   eólio         lócrio

Como estudar: Se possivel grave ou sequencie o baixo pedal em A, como esta escrito no ex.3 abaixo . Depois , execute as sequências de acordes escritas nos exercicios 4 e 5 (experimente outros acordes do campo harmonico tambem). Depois execute as escalas de A jonio e de A lidio , procurando assimilar a sonoridade de cada uma delas.

Ex.3 Exemplo de um baixo pedal em A:

Ex.4 Centro tonal: A lidio ( E Jonio).

Centro tonal: A jonio.

Ex.5 Centro tonal: A jonio.

esta matéria foi extraida de uma antiga revista cover guitarra edição novembro de 1999 a dez anos atras mas o conteudo continua tão atual quanto na época uma braço a todos em breve tem mais…..

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Smile
GOSTOU?
COMPARTILHE NAS REDES!
SIGA-NOS NAS REDES
Turma da bleia
© Todos os direitos reservados 2014 - Turma da bleia