Compartilhar Post

O maior brasileiro de todos os tempos: A boçalidade escancarada da opinião pública

Smile
GOSTOU?
COMPARTILHE NAS REDES!

Por Cristiano Santana

Sem dúvida alguma, foi muito boa, e séria, a iniciativa do SBT, em parceira com a BBC de Londres, de realizar uma votação a fim de descobrir quem foi, na opinião do público, o maior brasileiro de todos os tempos. Entretanto, acho que ninguém contava que os internautas iriam transformar o programa numa das maiores piadas da TV brasileira dos últimos tempos.
Aparentemente os partipantes da pesquisa não estão votando de acordo com critérios razoáveis de avaliação, que procurem determinar a relevância que uma personalidade tem ou teve para a nação, em termos de contribuições importantes e duradouras para o mundo cultural, econômico, esportivo, científico,artístico, etc.
A maioria das pessoas estão escolhendo personalidades que figuram como ídolos em seus respectivos campos de interesse. Quem gosta de futebol votou em Neimar, Rogério Ceni, Romário e Ronaldo Gaúcho. Os fãs de cantores votaram em Cláudia Leite, Ivete Sangalo e até Michel Teló. Os evangélicos, por sua vez, escolheram o apóstolo Valdomiro Santigo, Silas Mafalaia e Edir Macedo, este último estando em 13º  na lista! Não é preciso muito esforço para percebermos que esses indivíduos não atendem ao quesito mínimo de “contribuição importante e duradoura”. São apenas produtos criados e alimentados pela mídia e pela ignorância dos outros. Não merecem a indicação de maior brasileiro de todos os tempos. Ademais, muitos desses indicados não poderiam sequer ser mencionados pelo péssimo exemplo moral e cívico que são ou foram.
Como resultado dessa votação bizarra, Xuxa superou Machado de Assis e, pasmem, Tiririca ficou à frente de Carlos Chagas e Monteiro Lobato e Carlos Drummond de Andrade. Isso chega a ser um afronta à memória dos grandes brasileiros do passado, verdadeiros heróis que deixaram um legado incalculável para as gerações que os seguiram.
Acho que para evitar esse fiasco, o SBT devia ter preparado uma lista pré-definida de personalidades, de acordo com a indicação de pessoas preparadas, que entendessem a fundo os aspectos políticos, científicos, culturas, econômicos, culturais e artísticos da história, passada e recente, de nosso país. Só depois deveria disponibilizar a lista na internet para votação.
A pesquisa pode ter falhado num objetivo, mas acabou atingindo outro, que foi o de escancarar a boçalidade da opinião pública brasileira, o incrível nível de alienação que tem dominado a mentalidade da população. As pessoas estão como que dopadas por uma droga que estimula e potencializa a ignorância, que direciona a atenção para coisas frívolas, vazias e sem nenhum valor, droga cujo principal fornecedor é a mídia putrefata.
Infelizmente o estrago já está feito contra a memória daqueles que realmente fizeram algo de importante pelo Brasil. Resta-nos agora apenas torcer para que o Tiririca não ganhe o título de maior brasileiro de todos os tempos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Smile
GOSTOU?
COMPARTILHE NAS REDES!
  • Enquete

    Você dá o dizimo ?

    View Results

    Loading ... Loading ...
  • Palavra Diária

    Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. (1 Coríntios: 12: 7)
  • Links TecnoGospel

  • ASSINE NOSSO FEED

    Receba as atualizações do site diretas em seu email, assine nosso feed:
  • SIGA-NOS NAS REDES
    Turma da bleia
    © Todos os direitos reservados 2014 - Turma da bleia