Compartilhar Post

Que Deus me livre dos chatos

Smile
GOSTOU?
COMPARTILHE NAS REDES!

Tem coisa pior do que uma vida chata? Ou ser um cara chato?
Quando um chato chega emudece todo prazer.
Ele traz consigo a suprema capacidade de amargar o que era doce. Você conhece algum? Eu conheço vários.

Não dá pra conversar com gente chata.
Você já reparou que tem gente que quando se converte fica mais chata, parece que fica pior, não aprecia mais as coisas simples – realmente vira um chato. Tudo parece errado, sem gosto, insosso.

O evangelho não melhora, pelo contrário, ele transforma.
O evangelho tem o poder de transformar águas amargas em águas doces, não o contrário.

A vida, ás vezes, já é tão cheia de dificuldades, problemas e decepções, por que piorá-la?

Gente que quer ser sempre séria, profunda e visceral a todo custo não se pode agüentar.
Só um chato agüenta outro. Já notou? O pior é que alguém chato, que não sorri com nada, ainda quer que as pessoas ao ser redor sejam da mesma forma, chatas também.
Quando eles vêem outros felizes ficam mais doentes ainda. São doentes que querem contagiar os outros com o vírus da chatice crônica. Deus me livre de pessoas assim.

Há um texto em Lucas que diz o seguinte: “(esta geração) São semelhantes a meninos que, sentados na praça, gritam uns para os outros: Nós vos tocamos flauta, e não dançastes; entoamos lamentações, e não chorastes” (Lc 7.32).

Esse texto trata de gente chata. Gente que não compreende o momento que está passando. Gente sem discernimento das oportunidades que Deus nos dá. O momento era de festa, de alegria, mas a geração dos chatos não compreendeu isso. O Verbo havia chegado e encarnado em figura humana; Deus visitara os homens. Por isso Jesus disse: “A que, pois, compararei os homens da presente geração, e a que são eles semelhantes?” – v. 31.

Deus nos livre do Diabo, do inferno, das tentações, do pecado, más principalmente dos chatos. Aliás, penso que o inferno é o lugar onde muitos chatos se reunirão. O pior deles será Satanás, ele não tem senso de humor. Para mim, bom-humor é fundamental!, e prá você?

Um dia uma irmã me disse: “Pastor você precisa ser mais sério!”. Pra que?. Respondi na bucha; pra ser chato como à senhora?“Não… mas um pastor tem que ser sério o tempo todo” – replicou ela.

Discordo minha irmã chata! Um pastor tem que ser sério nos momentos que se requer a seriedade, e olhe que já são muitos. Em outros momentos, ele tem que ser ele mesmo.
Do contrário, será outro, e ser outro que não se é você, é a pior coisa que tem. Aí, vira fariseu, mascarado, sem alma, sem alegria, sem vida.
>>> Deixe a seriedade para as horas em que ela é inevitável.
Os chatos são chatos não porque nasceram assim, foram formados. Pois é; existe uma escola que forma os chatos: a escola da vida. Essa formação pode durar muitos anos, ou se é chato logo cedo e depois apenas se aperfeiçoa a chatice. No final, não se recebe diploma, o que se ganha são apenas amarguras.

Então surge uma pergunta:
__como se transforma em chato?
Há!…, eu ti respondo, não por experiência própria, mas por convivência:
__Um chato é transformado em chato quando ele não consegue mais rir de seus próprios defeitos e de quem acha defeitos nele. Quando não se consegue mais ver a beleza de um pôr-do-sol, do canto dos pássaros, do cheiro de chuva, da companhia de quem se ama, da leitura de um bom livro, da brincadeira inocente com um filho, de um beijo apaixonado, da conversa gostosa depois de um culto abençoado, enfim, das coisas simples que Deus nos concedeu. _Você ainda brinca com as coisas simples dessa vida? Não? Tenho pena de você. Parece-me que você já foi contaminado pela síndrome do chato.
Alguém já disse que “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, chore, dance e viva intensamente antes que a cortina se feche”. Como dizia o poeta: “O tempo não pára”.
Salomão em sua sabedoria já dizia: Tenha cuidado para quando chegar à velhice – período onde a chatice se torna aguda – não venha a lamentar pelo tempo perdido.(Eclesiastes 12;1)

Mas também entendo que muita gente chata só se tornou assim pelo fato de que nunca descobriram que a chatice não é a única forma de se viver. Tem gente que é amarga porque recebeu amargura, tem gente que não ama porque nunca foi amada, tem gente que não abraça porque nunca recebeu um abraço, ai eu falo de experiência própria:
__ Meu pai por exemplo; nunca me deu um abraço, pelo menos que me lembro, más eu não condeno ele, pois sei que certamente, ele também nunca recebeu de seu pai (meu avô), um chato por tabela, más não será por isso, que serei um chato, abraço meus filhos, beijo meus filhos…, para que amanhã, eles possam fazer o mesmo com os seus…

Mas eu quero te dizer que se você é um chato, ainda a tempo de mudar. Jesus é aquele que muda a nossa natureza, transforma o nosso ser e nos dá a paz que precisamos. Ele tira toda a nossa esquizofrenia e psicopatologia da alma e nos transforma em seres alegres. O meu Jesus é alegre: “Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros” – Hb 1.9. Será que seus filhos devem ser diferentes?

Para quem não conhece a Cristo, a alegria só vem quando se passa por circunstâncias boas. Para o cristão, a alegria independe da situação que se está vivendo, se boa, se ruim. A nossa alegria não depende de momentos, mas do relacionamento que temos do Senhor. “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos” – 2Co 4.8-9.

Obedeçamos a Palavra de Deus que nos diz: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos”. Filipenses 4:4

Concluindo: Que me desculpem os chatos, mas eu prefiro sorrir, não é mesmo, meu querido Pastor Antonio da Costa Junior, pernambucano arretado…, que não é chato!?…

Pastor Benedito C. Oliveira IPRB

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Smile
GOSTOU?
COMPARTILHE NAS REDES!
  • Enquete

    Você dá o dizimo ?

    View Results

    Loading ... Loading ...
  • Palavra Diária

    Por estes foram repartidas as ilhas dos gentios nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, entre as suas nações. (Gênesis: 10: 5)
  • Links TecnoGospel

  • ASSINE NOSSO FEED

    Receba as atualizações do site diretas em seu email, assine nosso feed:
  • SIGA-NOS NAS REDES
    Turma da bleia
    © Todos os direitos reservados 2014 - Turma da bleia