Você já se perguntou por que essa data foi escolhida para simbolizar o início de um novo ano já que não existe um dia em particular em que a Terra começou a girar ao redor do Sol?
A idéia de usar o dia primeiro de janeiro foi de Júlio César, o imperador romano, cerca de 50 anos antes do nascimento de Jesus.
Muitos calendários existiam antes de Júlio César decidir criar o calendário que usamos hoje, o calendário Juliano. Mas foi convencionado que, no novo calendário, o dia primeiro de janeiro seria o primeiro dia do ano porque era o dia em que os oficiais romanos eleitos tomavam posse de seus cargos.
Mas, mesmo com a popularização do calendário Juliano, algumas culturas continuaram a usar datas em Março e em Setembro, por exemplo, para marcar o início de seus anos.
Na Europa Medieval as comemorações de passagem de ano foram consideradas pagãs, então a igreja determinou que o ano começaria no dia 25 de dezembro, para coincidir com o dia do nascimento de Cristo.
Foi apenas em 1570 que o papa Gregório autorizou a restauração do dia primeiro de janeiro como o primeiro dia do ano. [Life’s Little Mysteries]
vi no hypescience.com